Como melhorar a velocidade do site no WordPress?

Como melhorar a velocidade do site no WordPress? Como melhorar a velocidade do site no WordPress?

Precisa otimizar a velocidade do site no WordPress para obter melhores desempenhos organicamente e também em campanhas pagas? Confira essas dicas!

Já sabemos que o tempo de carregamento de um site, é um dos fatores principais de desempenho, pois quanto mais lerdo o site é para abrir, menos créditos ele ganha com os mecanismos de buscas (Google, Bing e outros), perdendo assim eficiencia no ranqueamentos de suas páginas e posts.

Velocidade do site x Mobile

O desempenho no mobile é o mais afetado, pois é onde utilizamos as redes de 3G e 4G e é ai que o número de desistência predomina em nossos relatórios no Google Analytics.

Para melhorar esse dempenho, temos 2 soluções. São elas: o uso do cache e compressão dos arquivos CSS e JS para agilizar a abertura das páginas do seu site, e também a otimização das imagens. Para cada uma delas, indicarei 1 plugin. Veja abaixo:

WP Fastest Cache

O WP Fastest Cache possui mais de 1 milhão de instalações ativas e é uma referência com média de 5 estrelas em mais de 2.700 avaliações na comunidade WordPress.

Abaixo um print com as opções do plugin, e todas elas agregam para o desempenho, porém algumas delas precisa ter um cuidado para deixarem marcadas, como as opções de “Combinar CSS” e Combinar JS”.

Configurações para reduzir o tempo de carregamento do site WordPress

Ao ativar o WP Fastest Cache, você ativa a opção de cache do site, agilizando a abertura do mesmo para os usuários. Quanto necessitar limpar o cache de alguma página, mediante a alguma alteração recente, bastar acessar a página que deseja efetuar a limpeza do conteúdo armazenado e clicar na opção “Clear Cache“, localizada na barra superior do WordPress.

Outra opção é pelo próprio painel do Plugin, direto no painel WordPress.

Imagify – Otimize as imagens do seu site

Outro fator importante no tempo de carregamento de uma página, é a otimização das imagens, pois quanto mais leves elas são, menos tempo será gasto para carregar todo o conteúdo de uma página.

Por mais que nós possamos exportar as imagens considerando-as leves, é sempre possível melhorar. Para ilustrar isso, segue um print da compactação que esse plugin fez nas imagens do nosso site.

Podemos ver que as imagens tinham um peso total de 21MB e após efetuarmos a otimização com o Imagify, as mesmas imagens ficaram com 6,3MB, uma redução de 71% no tamanho/peso dos arquivos.

Qual foi o resultado?

Para exemplificar o impacto que essas ações possuem no seu site, segue abaixo o score da página inicial antes e depois da aplicação dos plugins listados acima.

Score mobile, antes da aplicação do WP Fastest Cache.

Mobile

Score mobile e desktop, após a aplicação do WP Fastest Cache.

Mobile

Desktop

Agora que falamos sobre o desempenho do site no quesito velocidade, compartilho 2 artigos que possam interessar:

E você, conseguiu instalar e usar os plugins? Compartilhe os seus resultados nos comentários abaixo.

Escrito por Daniel Sanchez

👨🏻‍💻 Implementador HubSpot 📈 Lead Hunter 🎯 Corinthiano 🏆 Apaixonado por Games 🎮 ♥️